Foto: Deise Fachin (Prefeitura de Santa Maria/ divulgação)
A partir desta segunda-feira, a prefeitura de Santa Maria passou a contar com um posto de fiscalização com objetivo de combater o comércio ilegal no centro da cidade. Conforme a Superintendência de Fiscalização, o posto foi montado em frente ao Clube Caixeiral, que fica na Rua do Acampamento, e conta com o apoio da Guarda Municipal. O espaço ficará montado por tempo indeterminado.
Obras de recapeamento em ruas de Santa Maria seguem nesta terça-feira
Os superintendentes de Fiscalização e da Guarda Municipal, Tiago Candaten e Sandro Nunes, respectivamente, afirmaram que os servidores vão atuar na apreensão de materiais de procedência desconhecida e para cumprir as determinações do Código de Posturas do município, que proíbe o comércio em via pública. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, disse que a ação, além de enfrentar o comércio ilegal, também busca deixar o passeio público livre para o trânsito de pedestres.
- Combater a informalidade é garantir empregos nas empresas formais que pagam devidamente seus impostos, além de ser uma questão de justiça com os empreendedores regularizados - destacou o secretário.
Além da fiscalização feita pelos servidores, quem verificar qualquer tipo de informalidade pode se dirigir até o posto para informar os fiscais. Nos próximos dias, segundo a prefeitura, tanto de manhã quanto à tarde, serão feitas fiscalizações de forma mais intensa no local.